Porquê o TDD é tão importante para você

17/07/2020 - 3 min de leitura

OFF-TOPIC

Venho escrevendo sobre Django desde 2017 neste blog, mas nunca me senti seguro no desenvolvimento de aplicações mais robustas.

Pra quem programa para a web desde 2015, eu sentia que minha evolução se deu de forma bastante lenta e, por algum tempo, me senti estagnado em relação a tudo.

Em meados de novembro de 2019, decidi que tinha que tomar atitudes mais rígidas em relação aos meus estudos. Afinal, eu estava tentando entrar como uma presença mais forte no mercado local de desenvolvimento e queria me sentir o mais preparado possível para qualquer problema que aparecer.

Então decidi investir muito pesado em cursos dos mais variados preços. Dentre eles, um curso chamado Welcome to The Django do Henrique Bastos.

Mas antes, um parênteses...

Tive contato com TDD (Desenvolvimento Orientado a Testes) pela primeira vez, no segundo semestre de 2019, na universidade. Esta técnica de desenvolvimento foi um tópico na matéria de POO II. Infelizmente, por motivos de calendário acadêmico apertado, tive somente uma única aula abordando o conteúdo de TDD e nem foi num projeto real (ou que simulasse a realidade), foi para desenvolver uma função 🤷🏽‍♀️ (uma validadora de CPF, no meu caso).

🎯 Uma outra curiosidade sobre minha universidade foi que, no mesmo período que tive contato com TDD pela primeira vez, foi quando eu estava completando 50% do curso.

Voltando ao assunto...

Então, quando comprei o curso do Henrique Bastos, percebi que tinha aulas sobre TDD. E eu ADOREI o jeito que ele abordou o tema.

Com os temas propostos no curso, pude aprender a desenvolver aplicações do jeito certo. Não tinha mais medo de errar e minhas aplicações tinham uma taxa de bugs 99% menor.

O TDD não é só uma técnica que a gente utiliza. Ele deve ser encarado como um mantra que devemos absorver pra nossa vida.

Mas nem todo mundo pensa assim. Alguns programadores não gostam de TDD. Mas, toda pessoa que se considere um(a) profissional (ou queira se tornar) tem que obrigatoriamente escrever testes para as suas aplicações.

Os testes nos garantem que tudo funciona como realmente deveria. Sem mais estresse e sem hora extra.

Você só vai perceber o valor dos testes quando tiver que fazer um incremento de funcionalidade da sua aplicação. Já teve aquele medo de "eita, será que eu quebrei alguma coisa? será que tá tudo funcionando como tava antes? será que eu gerei um novo bug?"??? Se a sua resposta for sim, saiba que os testes resolvem esse problema. Você vai perder o medo de programar.

Conclusão

TDD e testes automatizados são técnicas altamente aderidas no mercado de trabalho. Porém, são poucos desenvolvedores que se dedicam a estudar o assunto.

Aqui eu deixo uma sugestão para todos os cursos de TI do Brasil, já que elas têm o objetivo de preparar esses profissionais:

Por que não adotar essas técnicas quando o aluno está iniciando? Por que não ensinamos esses futuros profissionais a programar do jeito certo, sem chutar código, provando computacionalmente que o código funciona?

Sabemos que é muito difícil largar os vícios da programação procedural, que todo mundo já quer botar a mão no código. Mas, se todos nós tivessemos aprendido desde o principio programar com testes, nossa mão de obra estaria mais qualificada e mais habituada, mesmo que pouco, com o mercado de trabalho ao final do curso.

Foto da capa: Arnold Francisca on Unsplash.

Compartilhe

Twitter